Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Sala Principal
18 e 20 de maio de 2021, às 20h
22 de maio de 2021, às 16h
Ópera em Versão de Concerto
Giacomo Puccini, Il tabarro
Libreto: Giuseppe Adami
Giorgetta: Elisabete Matos
Michele: Kiril Manolov
Luigi: Marco Berti
Frugola: Maria Luisa de Freitas
Tinca: Marco Alves dos Santos
Talpa: José Corvelo
Vendedor de canções: Bruno Almeida
Namorados: Susana Vieira/ Bruno Almeida
Direção Musical: Antonio Pirolli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Giampaolo Vessella: Maestro Titular)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Joana Carneiro: Maestrina Titular)
Il tabarro é a primeira das três óperas em um ato que formam Il trittico de Giacomo Puccini e baseia-se em Le Houppelande de Didier Gold, peça que o músico vira em 1912, em Paris.
Com o seu tríptico, o compositor teve oportunidade de criar universos distintos numa única noite: Il tabarro (intensamente dramático); Suor Angelica (impregnado de lirismo religioso); Gianni Schicchi (cómico).
A estreia de Il trittico ocorreu no Met de Nova Iorque no sábado 14 de dezembro de 1918. Il tabarro foi criticado pela crueldade e violência exacerbadas. A ópera estreou-se no Teatro de São Carlos em 1955, com Tito Gobbi como intérprete de Michele.
Já chamaram a Il tabarro um thriller em um ato. A ópera, numa abordagem mais distraída, poderá ser vista como uma homenagem à estética verista, com a sua ação passada no meio de estivadores e miseráveis nos cais de Paris. Puccini, porém, nunca se embrenhou muito neste movimento que cingia a sua enorme veia lírica.
Será a estreia absoluta de Elisabete Matos como Giorgetta e o barítono Kirill Manolov, especialista em repertório verdiano, interpretará o papel de Michelle.
Informações Adicionais
Ao adquirir os seus bilhetes, agradecemos que tenha em conta as regras de circulação associadas ao seu concelho da área de residência.
O Teatro Nacional de São Carlos cumpre as recomendações e as regras de segurança emanadas pela Direção-Geral de Saúde e encontra-se certificado pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais com o selo "Clean and Safe".
Uso obrigatório de máscara.
As datas e horários dos espetáculos poderão ser alterados, em resultado de medidas de combate à COVID-19 que o Governo ou as autoridades de saúde possam vir a decretar.
As atualizações serão comunicadas nos nossos canais digitais:
www.saocarlos.pt
https://www.facebook.com/SaoCarlos
https://www.instagram.com/saocarlos1793/