Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
Concerto de Natal
23 de dezembro de 2022, 21H
Teatro Camões
Giacomo Puccini
Messa di Gloria
Luís Gomes, Tenor
André Baleiro, Barítono
Antonio Pirolli, Direção Musical
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Messa di Gloria é o título apócrifo pelo qual hoje é universalmente conhecida uma Missa de Giacomo Puccini para orquestra, coro a 4 vozes e solistas, composta e estreada em 1880 em Lucca, terra natal do compositor. Escrita na juventude, a obra surgiu como exercício para obter o diploma no Instituto Musicale Luigi Boccherini da sua cidade, instituição onde se desenrolou a primeira apresentação mundial. Partes da Missa (o Credo, por exemplo) já tinham sido escritas e pensadas como composições autónomas. Alguma da sua música seria também reutilizada nas primeiras óperas, como Manon Lescaut (Agnus Dei) ou Edgar (Kyrie).
Apesar do bom acolhimento que obteve na estreia, a obra cairia no quase esquecimento durante mais de meio século e apenas seria de novo apresentada em 1952. Causador desta estranha indiferença, numa época em que a obra lírica de Puccini era uma das mais amadas e ouvidas no mundo, talvez tenha sido o facto de nenhuma das vozes solistas ser feminina.
Informações Adicionais
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos, salvo indicação contrária.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.